A banana não dispensa apresentações. Apesar de estar no seu cardápio há anos – provavelmente desde sua infância -, a banana ainda tem a má fama de não ser a melhor amiga da dieta e boa forma. Como a banana  tem 22% de carboidratos, ela é mais calórica do que algumas outras frutas que consumimos: apenas uma unidade de 70 gramas de banana-prata fornece 62 calorias. Porém, a banana tem alto valor nutricional, provoca  uma sensação de saciedade e, se consumida com moderação, não contribui para o aumento de peso.

A banana tem baixo teor de gordura, possui as vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e E e os minerais, cálcio, fósforo, ferro e potássio, sua melhor arma, que ajuda a evitar cãibras e dores nos músculos.

Comprando a banana no ponto certo

Quando for comprar bananas, elas não devem estar totalmente  maduras. Escolha as bananas com casca amarela, um pouco esverdeada, e com pequenas manchas marrons. Não compre as bananas com partes que estejam moles ou machucadas. Na sua casa, deixe as bananas amadurecerem na fruteira ou em algum  lugar arejado e fresco. A banana estará no ponto de ser consumida, com todo seu suculento sabor, quando sua casca estiver totalmente amarela, inclusive suas pontas. Depois que a banana estiver amadurecida, ela pode ser conservada na geladeira de três a cinco dias.

Como consumir certo a banana verde e usufruir de todos os seus benefícios

A maneira correta de consumir a banana verde é na forma de biomassa: para isso, cozinhe seis bananas com casca na panela de pressão, por cerca de 15 minutos, e bata no liquidificador até virar uma pasta. Você pode colocar essa mistura em sopas, caldos, molhos ou no feijão e ganhar muito mais saúde.

Confira abaixo os benefícios que o consumo de banana traz para a sua saúde:

  • Apesar de uma unidade conter cerca de 90 calorias, a banana é amiga da dieta, pois garante saciedade por mais tempo, segurando a fome.
  • A banana ajuda a prevenir a depressão e doenças cardíacas.
  • O potássio presente na banana ajuda no controle arterial, evita cãibras e também dores musculares.
  • O triptofano presente na banana previne e também trata da depressão, atuando na produção de serotonina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
  • A banana verde é classificada como um alimento funcional, que além de nutrir  ainda previne doenças. A polpa da banana verde é abundante em amido resistente, molécula muito parecida com a fibra. A banana verde, além de ajudar no bom funcionamento do intestino, assim como a banana madura, aumenta a saciedade, evitando que você tenha picos de fome.
  • A banana verde contém uma substância chamada inulina, que é capaz de controlar a diarreia e que também funciona como alimento para bactérias boas do nosso organismo.
  • Estudos indicam que o consumo de amido resistente presente na banana verde ajuda na diminuição do colesterol, o que afasta para longe doenças do coração.
  • A banana alivia os sintomas da TPM.
  • O potássio e a vitamina B6, presentes na banana, auxiliam a diminuir as cólicas menstruais.
  • As vitaminas A, C e do complexo B contribuem para a saúde dos cabelos, da pele e das unhas.
  • Segundo uma pesquisa publicada no Journal of the American College of Cardiology, o potássio presente na banana melhora a fluidez do sangue, evitando a formação de coágulos – pessoas que comem três bananas ao dia tem risco até 21% mais baixo de sofrer um acidente vascular cerebral.
A banana e os benefícios do seu consumo para a saúde
Classificado como:                

Uma ideia sobre “A banana e os benefícios do seu consumo para a saúde

  • dezembro 18, 2017 em 3:39 pm
    Permalink

    Excelente artigo sobre os benefícios da banana verde/madura.
    Parabéns, vou seguir as recomendações.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *