Segundo a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), o abacaxi foi a oitava fruta mais comercializada no ano de 2017. Não é nenhuma surpresa, pois se trata de uma fruta deliciosamente refrescante. Mas, além de seu sabor, o abacaxi traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, tanto in natura como industrializado. Conheça os benefícios que o consumo de abacaxi pode trazer para sua saúde se você acrescentá-lo na sua dieta.

Veja os benefícios no consumo de abacaxi

  • O abacaxi auxilia na digestão

O abacaxi é rico em Vitamina C e também contém bromelaína, que juntas auxiliam no processo de digestão. A vitamina C presente no abacaxi ajuda na fabricação dos sucos gástricos que irão desintegrar os alimentos e a bromelaína,  presente no abacaxi, ajuda a quebrar as partículas das proteínas e as duas também ajudam a evitar a acidez no estômago.

  • O abacaxi pode prevenir gripe, resfriados e tosse

Graças a sua grande quantidade de Vitamina C, o abacaxi é uma ótima fruta para ser consumida para evitar gripes e resfriados. O abacaxi também possui Bromelina, que suprimem a tosse e auxilia na eliminação do muco.

  • Fortaleça os ossos comendo abacaxi

O abacaxi também possui Magnésio, que fortalece os ossos. O Magnésio presente no abacaxi ajuda na construção dos ossos e tecidos conjuntivos. A Vitamina C presente no abacaxi também auxilia na prevenção de muitas doenças dos ossos e também tem propriedades anti-inflamatórias. O abacaxi ainda possui cálcio. A Tiamina e a Biotina presentes no abacaxi também auxiliam para ossos mais fortes.

  • O abacaxi faz bem ao coração

A Bromelaína presente no abacaxi auxilia a diminuir a viscosidade do sangue, facilitando a circulação do sangue e ajudando a evitar ataques cardíacos em pacientes que têm doenças relacionadas ao coração.

  • Abacaxi contra a degeneração macular

O beta-caroteno presente no abacaxi faz bem para as retinas dos olhos. O consumo de abacaxi pode reduzir o risco de degeneração macular devido à idade.

  • Abacaxi contra a artrite e dores nas articulações

A Bromelina presente no abacaxi tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda na prevenção de artrite e dor nas articulações.

  • O abacaxi ajuda a perder peso

Consumir um pedaço de abacaxi após as suas refeições, na parte da manhã ou da tarde vai ajudar você a manter a sua dieta e perder uns quilinhos. Graças a sua grande quantidade de água e fibras, além de baixa densidade calórica, com apenas 50 calorias por fatia de abacaxi. Isso tudo combinado faz você se sentir satisfeito por muito mais tempo, e com poucas calorias. É claro que o consumo do abacaxi deve ser feito com moderação, pois o abacaxi possui carboidratos. 

Método Cientificamente Comprovado Para Você Perder de 5 à 10kg em Apenas 21 dias: 100% Garantido! Clique aqui e descubra como!!!

  • Abacaxi contra doenças de pele

Graças às qualidades anti-inflamatórias presentes no abacaxi, doenças de pele como acne, rosácea, eczema, psoríase e dermatite podem ser evitadas com o seu consumo.

  • Aumente a imunidade do organismo com abacaxi

Graças a grande quantidade de Vitamina C, o abacaxi é um ótimo alimento para evitar doenças microbianas. O abacaxi possui Vitamina A e Vitamina C, que possuem propriedades antioxidantes. Elas protegem o nosso organismo do envelhecimento precoce e ajudam o sistema imunológico.

  • O abacaxi ajuda a controlar a pressão arterial e a frequência cardíaca

Graças a minerais como o Potássio presentes no abacaxi, ele é um ótimo aliado para controlar a pressão arterial e a frequência cardíaca.

  • O abacaxi é diurético

O abacaxi ajuda a eliminar água do corpo evitando também a retenção de líquidos. Por esse motivo, o abacaxi é recomendado para quem quer emagrecer e também em casos de ácido úrico, gota, artrite e outras doenças. O abacaxi também ajuda na absorção de ferro pelo intestino graças novamente a Vitamina C, além de neutralizar toxinas do sangue e também auxilia na cicatrização de feridas.

  • O Abacaxi ajuda a regular o intestino

Graças a suas fibras, o abacaxi é ótimo para regular o intestino e ajuda também a regular os níveis de colesterol. Também tem poder laxante, que pode ajudar pessoas com prisão de ventre. O abacaxi tem poucas calorias. Para pessoas que estão de dieta, o abacaxi é uma ótima opção a ser acrescentada no cardápio.

  • O abacaxi possui vitaminas e minerais essenciais como:

Vitamina A: Ajuda na saúde da sua pele e mucosas e também é essencial para a visão, protegendo contra cegueira

noturna

Betacaroteno: poderoso antioxidante, protege contra o câncer, a degeneração macular, entre outras doenças

Vitaminas do complexo B (folato, niacina, tiamina e riboflavina): importantes no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos

Cobre: age na formação das células vermelhas e na fixação de ferro na hemoglobina para transportar oxigênio por todo o nosso corpo

Zinco: ele atua no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, formação de DNA, cicatrização e estimula a ação de mais de 100 enzimas

O abacaxi também é bom para:

  • O abacaxi pode ajudar no ganho de massa muscular
  • O abacaxi ajuda a aliviar as dores pós treinamento
  • O abacaxi melhora a aparência da pele e do cabelo
  • O abacaxi ajuda na coagulação sanguínea
  • O abacaxi ajuda a manter os ossos saudáveis
  • O abacaxi fortalece o seu sistema imunológico e tem ação antioxidante

O abacaxi possui varias enzimas, em especial a bromelina.No caso dela, além da quebra de proteínas, outro benefício demonstrado é que causa efeitos sistêmicos diferenciados no corpo. Os efeitos comprovados da bromelina presente no abacaxi são: diminuição de dor de artrite e sinusite (remédios à base de Bromelina são bastante utilizados na Europa), diminuição de inflamação e inchaço (inclusive inchaços provocados por lesão esportiva, picadas de insetos e até queimaduras), alívio de distúrbios gastrointestinais, além de outros.

Existem também alguns estudos preliminares que comparam a bromelina a medicamentos utilizados em quimioterapias (5-fluorouracil), e que sugerem que o efeito antitumoral da bromelina pode superar o do medicamento em alguns casos.

A bromelina está naturalmente presente no abacaxi, principalmente no seu talo. Para conseguir doses maiores para fazer algum tratamento, pode-se recorrer aos remédios à base de bromelina. Nesses casos, deve-se obter orientação médica, já que existem prazos máximos para uso conforme a condição tratada.

 

Conheça os benefícios do abacaxi para a sua saúde
Classificado como:                    

Uma ideia sobre “Conheça os benefícios do abacaxi para a sua saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *