Pesquisa personalizada

 

Fruta – Juá

Nome da fruta: Juá

Nome científico: Ziziphus joazeiro Mart.

Família botânica: Rhamnaceae

Categoria:

Origem: Brasil

Características da planta: Árvore com até 12 metros de altura, mas que geralmente tem porte de 5 a 6 metros. Ramos ligeiramente tortuosos de casca fina. Flores amarelas.

Fruto: Tipo drupa, muito apreciado pelos animais quando verdes ou secos.

Frutificação: Janeiro a maio

Propagação: Sementes

Não é difícil entender por que o juazeiro é considerado a árvore confidente do sertão, a árvore conselheira, solidária às dores dos habitantes do semi-árido nordestino.

O poeta da música popular brasileira, Luiz Gonzaga, assim como o seu parceiro Humberto Teixeira, conhecedores da alma do sertanejo, sabem disso.

Como a árvore, embora possa alcançar entre 10 e 12 metros de altura, tem características arbustivas com vários galhos bem próximos ao solo, é com facilidade que os animais se alimentem de seus ramos tenros, folhagens e frutos: os juás. Dessa forma, o juazeiro tornou-se importante recurso forrageiro, servindo de alimento complementar aos animais de criação, especialmente nos períodos de seca.

Durante a frutificação, toda a árvore se enfeita de frutos redondos, amarronzados, que encerram uma polpa translúcida. Tanto mucilaginosa como farinácea, essa polpa é difícil de ser separada da única semente do fruto. Agradável de ser comida ao natural, a um só tempo adocicada e um pouco ácida, a polpa do juá é muito rica em vitamina C.

O juá, fácil de coletar, costuma ser aproveitado pelo sertanejo para o consumo no próprio local da coleta ou para a comercialização nas feiras nordestinas, onde a fruta é vendida com relativo sucesso. Com a polpa da fruta preparam-se refrescos e doces, podendo também ser misturada à farinha.

O juazeiro, planta espontânea do interior do Piauí ao norte de Minas Gerais, habitante de toda a região conhecida como Caatinga, presta-se ainda a vários outros fins. Suas folhas são muito empregadas na medicina popular para tratar distúrbios estomacais. A entrecasca de seu tronco, rica em saponina - substância que proporciona a produção de espuma -, é utilizada na escovação dos dentes e na higiene corporal, podendo ser matéria-prima para a fabricação de sabões e pastas de dente.

Por tudo isso, trata-se de mais uma daquelas dádivas da natureza, plantadas no sertão para amainar um pouco a dura vida do sertanejo nordestino.

Fonte: Livro Frutas Brasil Frutas


Artigos relacionados:


 


 

1 comentário

  1. Luiz alderico oliveira filho 18 Jul

    sou um dos admiradores do juazeiro vendo desperdicio do jua apodrecendo no chão, resolvi extrair a polpa muito bonita, agreguei a outros produtos naturais cheguei a um produto pastoso bem proximo de um sabonete liquido começei a fazer teste em animais cavalos e cachorros com poucas lavagens o pêlo dos animais ficaram maçios e brilhosos nas crinas de um cavalo havia bastante caspas e as mesmas desapareceram apos as lavagens. Gostaria de saber onde poderia ser feito um análise deste produto (gostaria de arranjar pessoas enteressadas neste estudo para descobrirmos juntos onde podemos chegas com este produto)

Deixe uma resposta

Design © 2006 por the undersigned | Patrocinador: Weber Poker Tables| Tradução por: BlogueIsso!