Pesquisa personalizada

 

Fruta – Tâmara

Fruta – Tâmara

Vantagens no consumo da tâmara:

  • Excelente fonte de potássio
  • Boa fonte de ferro, de niacina e de vitamina B6
  • Alto teor de fibras

Desvantagem no consumo de tâmara:

  • Alto teor de açúcar e, por aderir aos dentes, pode provocar cáries

Apreciada por seus frutos doces, a tamareira é uma das árvores mais antigas que conhecemos. São cultivadas no norte da África há pelo menos 8000 anos. Estas árvores do deserto são extremamente férteis e produzem mais de 200 tâmaras por cacho.

As tâmaras frescas são classificadas em três categorias de acordo com a umidade de seu conteúdo: macia, semimacia e seca. A maioria das tâmaras existentes é semimacia e vendida fresca; as secas, depois que parte de sua umidade foi evaporada, também são vendidas.

Com 60 a 70% do seu peso proveniente de açúcar, as tâmaras são umas das frutas mais doces que existem. Meia xícara (que corresponde a aproximadamente 12 tâmaras de tamanho médio) tem cerca de 275 calorias – muito mais que a maioria das frutas. As tâmaras são ricas em potássio: 12 tâmaras fornecem 650 mg, muito mais do que a mesma quantidade de outros alimentos ricos em potássio, como a banana e a laranja. Doze tâmaras também fornecem quase 10% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de ferro, niacina e vitamina B6, bem como 6 g de fibras. Entretanto, as tâmaras praticamente não têm vitamina C.

A tâmara contém tiramina, um composto orgânico encontrado em queijos envelhecidos, algumas carnes processadas, vinho tinto e outros produtos. As pessoas que estiverem tomando inibidores de monoaminoxidase (MAO) para tratar de depressão devem evitar tâmaras, por que a tiramina pode interagir com essas drogas e produzir um aumento perigoso da pressão arterial. Em algumas pessoas, a tiramina também pode desencadear crises de enxaqueca.

Após comer tâmaras, é muito importante escovar os dentes. Tanto as frutas frescas como secas são grudentas e, devido ao seu alto teor de açúcar, podem provocar cáries. Portanto, é muito importante eliminar todos os resíduos que possam ficar grudados nos dentes.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos


Artigos relacionados:


 


 

Deixe uma resposta

Design © 2006 por the undersigned | Patrocinador: Weber Poker Tables| Tradução por: BlogueIsso!