Fruta – Acerola

Nome da fruta: Acerola
Nome científico: Malpighia emarginata
Família: Malpighiaceae
Categoria: Ácida
Possui as vitaminas A, B1, B2, B5 e C (em maior quantidade). Sais minerais: fósforo, cálcio e ferro. Rica em mucilagens que, neste caso, hidratam os vasos capilares, carboidratos 7% e poteínas.
Veja a comparação entre a acerola e a laranja. Aqui consideramos 100 gramas, que equivale a 9 unidades de acerola e 1 de laranja. A fruta tem aproximadamente 1800 mg de vitamina C, quantidade bem superior que a encontrada na laranja, que é de apenas 54 mg. A vitamina C da acerola tem uma perda acentuada a partir do momento em que ela se desprende da planta. A necessidade diária de vitamina C em uma pessoa adulta é de 60 mg. Seu suco deve ser ingerido rapidamente, pois a vitamina C se dissipa imediatamente.
A vitamina A – que afasta doenças como a cegueira noturna e outras da visão, cuja quantidade diária é de 900 microgramas para os homens e 800 microgramas para as mulheres – está assim distribuída: acerola – 80 microgramas, laranja – 20 microgramas.
As maiores fontes de vitamina C em frutas são: acerola, caju, manga (madura), goiaba branca e laranja.
A importância da vitamina C no nosso organismo é imensa. Ela é fundamental à síntese do colágeno. Fortalece o organismo para defender-se do ataque de microorganismos. Fortalece o sistema imunológico. É muito importante para os casos de depressão. Quem está com hipotiroidismo necessita também de vitamina C. Ela nos protege contra infecções, doenças inflamatórias, fortalece os vasos capilares e hidrata-os. A absorção do mineral ferro pelo nosso organismo e o equilíbrio e harmonia dos hormônios sexuais dependem da vitamina C. E o ácido fólico só é ativado quando o nosso organismo está nutrido de vitamina C.
Quem tem propensão a pedras nos rins não deve ingerir mais que 160 gramas dessa vitamina por dia.
Fonte: Livro As 50 Frutas e Seus Benefícios Medicinais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *