Pesquisa personalizada

 

Fruta – Banana

Nome da fruta: Banana
Nome científico: Musa spp
Família: Musaceae
Categoria: Doce

É um alimento de alto valor nutritivo. Pena que a maioria das pessoas não sabe como ingeri-la para, na verdade, usufruir de todos os seus benefícios medicinais. Uma banana tem 21% de carboidratos, também é rica em proteínas. Sais minerais: potássio (cada 100 gramas possui 400 mg), sódio, fósforo, cálcio, ferro, silício, enxofre. Vitaminas: A, B1, B2, B5, C e E. Fibras solúveis. Tem uma substância chamada triptofano que, no intestino, se transforma em serotonina. Nesse orgão é que se forma o hormônio, responsável pela alegria e bem-estar. É por isso que a banana é também considerada um antidepressivo natural, desde que ingerida de maneira correta.
Ela possui também uma enzima chamada bacilo acidófilo, que combate todas as enfermidades intestinais. Preste atenção nesta informação: os resíduos alimentares, enquanto estão no intestino grosso aguardando a sua eliminação, desenvolvem processos degenerativos no nosso organismo. Isso causa doenças que vão surgir e que nós não podemos nem imaginar quais serão. As bananas são de vital importância, pois evitam esse processo, em poucos dias alimentando-se de bananas cruas ou cozidas no sistema de vapor (colocá-las com casca dentro da travessa perfurada encaixada na travessa lisa, cozinhar por cerca de 10 minutos, remover as cascas e ingerir quando estiverem de mornas para frias). Esta enzima é tão potente que, mesmo você parando de comer as bananas hoje, ela predomina e continua agindo ainda por cerca de 3 dias. Devemos consumir bananas sempre maduras, pois assim todo o amido já se converteu em açúcar, o que a torna mais assimilável, e sempre ingeri-la uma hora antes das refeições ou duas horas depois.
Contrariamente ao que se crê, esta é uma fruta de fácil digestão e é indicada em casos de acidez e úlcera do estômago, em certas afecções do coração ou rins. Na verdade, a banana age como uma esponja no sistema digestivo, limpa e absorve os resíduos nele contidos. Para muitas pessoas a banana é indigesta. Isso ocorre por causa da presença de acetato de amila e tanino, que são indigestos para algumas pessoas. Preparadas no sistema a vapor, essas substâncias são eliminadas, mas os nutrientes são preservados, e imediatamente você vai perceber que não sentirá mais azia, peso no estômago, insônia etc.
A banana equilibra o pH do organismo. É recomendada em casos de gastrite, é preventiva natural de úlceras, evita diarréias, fortalace os vasos anguíneos, regula os processos digestivos, funções do fígado e rins, ajuda a aliviar a síndrome pré-menstrual, na regularização do sistema nervoso, protege o coração. É eficiente no combate à doenças das vias respiratórias, principalmente contra tuberculose, asma e pneumonia. Nestes casos, quando as bananas são preparadas no cozimento a vapor, seus benefícios são mais potencializados. Por ser grande fonte de potássio, previne problemas como as cãimbras e contrações dos músculos, além de ser um anabolizante natural.
Uma banana média fornece cerca de um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio (a banana-nanica tem maior concentração de potássio que as demais). Quando for dançar ou praticar esportes, leve sempre com você duas bananas, ingerir uma 30 a 45 minutos antes e a outra quando terminar de dançar ou praticar algum esporte. Esse hábito repõe o potássio perdido, pois o piscar de olhos já faz com que percamos potássio. Esse mineral é tão importante que nós e as árvores ficamos em pé em virtude de sua presença. Sem ele simplesmente nós e as árvores dobraríamos.

O valor nutricional dos diversos tipos de banana

É semelhante, porém o valor calórico se diferencia bastante de acordo com sua variedade. Em média, 100 gramas de banana têm 80 calorias. A banana possui frutose e amido, substâncias que o corpo transforma em energia.
A sua polpa branca é saborosa e é um excelente alimento para crianças e idosos, assim como o inhame cozido no vapor, uma vez que tem grande poder antirraquítico. Em algumas regiões onde se cultivam, são consumidos em substituição ao pão branco, pois os valores nutricionais tanto da banana quanto do inhame são incomparáveis.

Observações:

Não se deve comer banana quando ela passar do ponto de madura (geralmente a casca encontra-se preta, a fruta apresenta-se bastante flácida e soltando líquido). Neste caso a banana é prejudicial à saúde, pois formaram-se vários tipos de álcoois;
Misturada com pão, trata-se de uma combinação errada, pois causa fermentações pútridas.
A casca pode também ser utilizada para engraxar sapatos. Basta aplicar a parte interna fresca sobre calçados de couro. Quando massageamos as pernas ou outras partes com a casca da banana (parte branca), hidratamos toda a região. Nas pernas melhora a circulação e é um preventivo natural contra varizes. Também se faz um ótimo bolo da casca.
A banana-prata madura em forma de papa pode ser adicionada à alimentação infantil, a partir dos 6 meses de idade.

Fonte: Livro As 50 Frutas e Seus Benefícios Medicinais


Artigos relacionados:


 


 

Deixe uma resposta

Design © 2006 por the undersigned | Patrocinador: Weber Poker Tables| Tradução por: BlogueIsso!