Nome da fruta: Laranja

Nome científico: Citrus Sinensis

Família: Rutaceae

Categoria: Ácida

A laranja é uma fruta conhecida no mundo inteiro como auxiliar no combate a uma série de doenças. Suas folhas e flores também possuem qualidades e benefícios importantes.

Suas vitaminas são: A, B1, B2, B5 e C. Sais minerais: cálcio, potássio, fósforo, sódio, enxofre, magnésio, cloro, silício e ferro.

A vitamina C é o elemento mais importante da laranja, o qual oxida e se perde facilmente. Para que isso não ocorra e que se possa aproveitar melhor suas qualidades nutritivas, devemos tomar alguns cuidados: consumi-la sempre no ponto certo de maturação, isto é, só descasque no momento de consumi-la. Ao cortá-la, utilizar faca com lâmina de aço inoxidável, pois outros metais agem sobre a vitamina, eliminado-a. A laranja, quando consumida como sobremesa, pode causar perturbações digestivas.

A laranja corrige a excessiva acidez do organismo, estimula o sistema circulatório, combate inflamações das veias e ativa o trabalho das glândulas segregadoras de suco gástrico, facilitando, desta maneira, a digestão e funções intestinais. O bagaço deve ser muito bem mastigado antes de ser ingerido. É aconselhado o consumo dela para diabéticos e quem tem gota, por sua riqueza em minerais e substâncias neutralizantes, que agem eliminando o ácido úrico. É eficaz no combate ao escorbuto (falta de vitamina C), gripes, resfriados, febres, benéfica para as vias respiratórias, estimulante do sistema digestivo e calmante do sistema nervoso.

Podemos fazer uso da fruta chupando-a ou em forma de suco. O suco deve ser feito e ingerido imediatamente, depois de três minutos seus nutrientes têm uma perda acentuada. Evitar também adoça-lo.

O poder da laranja
Classificado como:                                                                                

Uma ideia sobre “O poder da laranja

  • outubro 14, 2011 em 4:44 pm
    Permalink

    eu gosto muito de laranja. ela serve pra varias coisa que pode curar a te gripe.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *