Nome da fruta: Abacate
Nome científico: Persea Gratissima Ou Laurus
Família: Persea Lauraceae
Categoria: Oleaginosa

É uma fruta extraordinária. O abacate faz parte de um grupo de frutas essencial para a nossa saúde e também é utilizado na estética com ótimos resultados.
Ele possui as vitaminas A, B1, B2, B5, C, E, e traços de vitamina D. Sais minerais: cálcio, enxofre, ferro, fósforo e potássio, ácido fólico e iotina. Contém fibras, carboidratos (20%), uma grande concentração de gorduras que não elevam o risco de aumento do colesterol, pois a grande maioria dessa gordura não é saturada. Essas gorduras são distribuídas em um abacate comum desta forma: saturadas 20%, poli-insaturadas 35% e monoinsaturadas 45%. É rico em proteínas vegetais, principalmente de ácidos graxos monoinsaturados, cuja ação é a de eliminar as lipoproteínas de alta densidade que têm o efeito de manter e acumular o colesterol.
É também um verdadeiro bálsamo para o coração e os vasos sanguíneos, combatendo o stress, o nervosismo e a insônia.
O abacate também limpa o sangue, tem ação anticolesterol, combate o reumatismo, gota, artrite, e também é ótimo para as articulações, além de ser estimulante das ações dos rins e do fígado. Normaliza problemas digestivos, combate os males produzidos pelo uso da carne. É um ótimo energético: mantém a beleza, fortalece a pele e o cabelo, além de nutrir todo o organismo.
Deve ser usado moderadamente por quem tem tendência à obesidade, por causa de sua alta concentração de gorduras (20%). Cada 100 g de abacate têm 160 calorias, o dobro da manga, ou o quádruplo da laranja. Mesmo assim, ele é melhor que gorduras de origem animal por não ser tóxico para o nosso organismo. Trata-se de um alimento de grande valor nutricional e vale mais que um rodízio na churrascaria.

Outras propriedades terapêuticas

O abacate é diurético, anti-inflamatório, levemente laxativo, digestivo e vitaminizante.
Fonte: Livro As 50 Frutas e Seus Benefícios Medicinais

Fruta – Abacate
Classificado como:                        

Uma ideia sobre “Fruta – Abacate

  • maio 17, 2012 em 7:22 pm
    Permalink

    Adoro frutas de um modo geral.Qdo eu era criança,morava em fazenda, e adorava escovar dente c/ juá, comia todas as frutas que achava nas árvores, até o fruto do mandacaru eu comia. Hoje, tenho meus dentes perfeitos, só c/ algumas obturações.Tenho certeza, que foi o tipo de alimentação que tive. Leite tomava todos os dias, comia queijo feito na hora. Alimentação nota mil.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *