Fruta – Abacaxi

Nome da fruta: Abacaxi
Nome científico: Ananas comosus L. Merril
Família: bromeliáceas
Categoria: Ácida
O abacaxi possui as vitaminas A, B1, B2, B5 e C (ácido ascórbico). Sais minerais em 100 gramas: potássio 320 mg, cálcio 20 mg, sódio 16 mg, fósforo 7 mg e ferro 1 mg.
Por suas diversas variedades, tipo de solo em que foi cultivado, estado de maturação, irrigação, condições climáticas entre outras, a fruta apresenta variações em seu teor de nutrientes e acidez. Grande parte dos nutrientes está presente na polpa. Seus principais ácidos são o cítrico e o málico, que representam cerca de 85% e 15%, respectivamente, e no metabolismo exercem ação alcalinizante. Há pessoas que, ao comerem o abacaxi, não se sentem bem, reclamam do surgimento de aftas, problemas na língua, azia, queimação etc. Para eliminar a acidez, coloque o abacaxi em pedaços dentro de uma travessa perfurada, encaixada na travessa lisa do aparelho de cozimento a vapor. Cozinhar por cerca de 30 minutos, retirar do fogo e está pronto para consumir. A polpa estará totalmente sem acidez. Pode também adicionar açúcar orgânico ou mel e fazer uma excelente geléia de abacaxi.
O abacaxi é rico em uma enzima chamada bromelina, semelhante à papaína, que também facilita a digestão das pessoas que têm insuficiência gástrica (hipocloridria). Não é aconselhável o seu consumo para pessoas que apresentam excesso de ácido clorídrico no estômago (hipercloridria), úlcera gastroduodenal ou gastrite.
A bromelina é bastante utilizada no combate às doenças do sistema respiratório, quando existe produção de catarro, nos casos de bronquite, pneumonia, gripe e sinusite. Tem efeito expectorante, combate a tosse e a doença de Alzheimer. Possui alta porcentagem de celulose que facilita a digestão das proteínas.
Fonte: Livro As 50 Frutas e Seus Benefícios Medicinais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *