Nome da fruta: Cacau
Nome científico: Theobroma cacao
Família: Sterculiáceas
Categoria: Semiácida

O cacau possui vitaminas A, B1, B2, B5, e E. Sais minerais: fósforo, ferro, cálcio, além de proteínas. O suco de cacau é feito da polpa que envolve a semente; dela também se faz vinagre, geleia, vinho, iogurte, doces e sorvete. O suco tem sabor semelhante ao da graviola, acerola e cupuaçu. O cacau possui 3 tipos de açúcares: frutose, glicose e sacarose. Há, ainda, uma substância chamada epicatequina, que protege contra o derrame e o câncer, fortalece o sistema imunológico e estimula a produção dos hormônios serotonina e endorfinas.
Da semente sai a matéria-prima da indústria de chocolates que, por meio de uma combinação com leite, açúcar, gordura vegetal, glicose, sal, estabilizantes de ácidos graxos, conservantes etc., resulta em chocolate. Perceba: cacau é diferente de chocolate.
Quem deseja comer chocolate não deveria fazê-lo por mais de 20 a 30 gramas por dia, quando ingerimos chocolate em demasia, engordamos. Para eliminar os efeitos de 100 gramas de chocolate precisaríamos: ou andar por 90 minutos, ou nadar por 60 minutos, ou correr por 60 minutos, ou praticar hidroginástica por 70 minutos, ou praticar sexo por 70 minutos.
A casca do cacau serve para alimentar bovinos, suínos, aves e peixes, além de se fazer fertilizantes e álcool.

Fonte: Livro As 50 Frutas Medicinais e Seus Benefícios

Fruta – Cacau
Classificado como:                        

Uma ideia sobre “Fruta – Cacau

  • julho 6, 2011 em 2:00 am
    Permalink

    Gostei muito! É possível se receber mensagens sobre as novidades e receitas?
    Atenciosamente

    Luiz Brito da Mota
    Goiânia (GO)

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *