Nome da fruta: Caju
Nome científico: Anacardium occidentale
Família: Anarcadiáceas
Categoria: Semiácida

Rico em proteínas. Vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Sais minerais: fósforo, cálcio e ferro. Com excessão da vitamina C – pois a sua maior concentração está no fruto – as demais vitaminas e sais minerais se concentram em maior quantidade na castanha.
É constituído de diversos aminoácidos importantes: leucina, metionina, prolina, alanina, trionina, cistina, cisteína, serina, ácido aspártico, asparagina, resina, histidina e arginina. Portanto, o fruto verdadeiro é a castanha. Assim como a soja, as proteínas da castanha-de-caju são as que mais se aproximam da carne.
Com o amadurecimento do fruto, o teor de vitamina C aumenta consideravelmente, tal qual na goiaba e na manga.
O fruto do caju amarelo tem 220 mg de vitamina C; e o vermelho, 280 mg da vitamina, por unidade.
O suco do caju (sem adoçar, 1 copo de 3 a 5 vezes/dia) ao natural são ótimos no combate a diabetes, eczema, reumatismo, fibromialgia, e na falta de vitamina C.
Outra grande virtude e importância da vitamina C é que tem ação protetora reconhecida contra a ação tóxica crônica do etanol, nicotina e monóxido de carbono.
Das castanhas se extrai um óleo que é utilizado com grande eficácia (uso externo) sobre verrugas e calosidades. Basta aplicar esse óleo no local afetado.
Castanhas-de-caju e castanhas-do-pará são mais ricas e nutritivas que nozes e avelãs.

Fonte: Livro As 50 Frutas e Seus Benefícios Medicinais

Fruta – Caju
Classificado como:                                            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *