Os benefícios da ameixa seca

Os benefícios da ameixa seca

Vantagens no consumo de ameixa seca:

  • Rica em fibras
  • Rica em vitamina A, potássio e ferro
  • Ajuda a aliviar a constipação

Desvantagem no consumo de ameixa seca:

  • Deixa resíduo que gruda nos dentes e pode provocar cáries

Embora as ameixas secas sejam ameixas, nem todas as ameixas podem virar ameixas secas. As ameixas secas são o fruto de determinadas espécies de ameixeiras cujas frutas têm polpa firme e naturalmente ricas em açúcar e em acidez. Essas características permitem que a fruta seque sem fermentar se o caroço for deixado nela.

Como todas as frutas secas, as ameixas secas contêm pouca água, são mais energéticas e possuem mais nutrientes do que a ameixa fresca. Também têm mais calorias e açúcar (meia xícara de frutas em conserva ou cinco ameixas secas sem caroço contém aproximadamente 115 calorias), e deixa um resíduo que gruda nos dentes e pode provocar cáries. O aspecto positivo é que as ameixas secas são ricas em fibras: 5 ameixas secas contêm 3 g de fibras e boa quantidade de vitamina A, ferro e potássio.

São um remédio popular para prevenir ou tratar a prisão de ventre. Esse efeito é atribuído ao elevado teor de fibras das ameixas, que também contêm isatina, um laxante natural.

Diferentemente de outros tipos de alimentos, seu suco retém a maior parte dos nutrientes da fruta, porque é feito por meio da pulverização das ameixas secas que são, então, dissolvidas em água quente. Uma xícara de suco de ameixa seca contém de 9 a 20% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) para adultos de ferro e cerca de 700 mg de potássio. Entretanto, o suco também tem muitas calorias, cerca de 200 por xícara. Como o suco de ameixa seca tem muito açúcar naturalmente, não é necessário acrescentar qualquer tipo de adoçante. Embora o suco de ameixa seca não seja uma fonte de fibras tão boa como a fruta inteira, ainda assim ajuda a aliviar a prisão de ventre, porque também contém isatina.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>