Os benefícios da amora-preta para a saúde

Os benefícios da amora-preta para a saúde

Quando bem maduras, as amoras-pretas são doces e suculentas. Os tipos cultivados variam de uma cor castanha e levemente azeda a um tom vermelho-escuro e bem azedo, suas várias sementes fazem da amora-preta uma fruta rica em fibras. Meia xícara de amoras-pretas frescas tem 40 calorias e fornece 15 mg de vitamina C, ou 33% da Ingestão Diária Recomendada para mulheres adultas, assim como 20 mcg (microgramas) de ácido fólico e pequenas quantidades de ferro e cálcio.

As amoras-pretas contêm antocianinas, que trazem diversos benefícios à saúde – como ajudar na prevenção do câncer e das doenças do coração, e também combater alguns dos efeitos do envelhecimento.

As amoras-pretas contêm ácido elágico, uma substância que pode ajudar a prevenir o câncer. Aparentemente cozinhá-las não destrói o ácido elágico, portanto as geleias de amora-preta também podem oferecer esse benefício à saúde.

Pessoas alérgicas à aspirina podem ter as mesmas reações ao comer amoras-pretas. Isso acontece porque elas são uma fonte natural de salicilatos, substâncias relacionadas ao componente ativo do medicamento.

Vantagens no consumo de amora-preta:

  • Contém poucas calorias e é rica em fibras
  • Boa fonte de vitamina C e bioflavanóides. Também contém ácido fólico, ferro e cálcio
  • Contém antocianinas, bioflavanóides com numerosos benefícios para a saúde, como a redução do risco de desenvolver câncer e doenças do coração. Também contém o ácido elágico, que possui propriedades anticancerígenas.

Desvantagem no consumo de amora-preta:

  • Contém salicilatos, o que pode provocar reações em pessoas sensíveis a aspirina

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

One thought on “Os benefícios da amora-preta para a saúde

  1. ARI VALDIR LIBERATO

    gOSTEI DE VER ESTA REPORTAGEM SOBRE OS BENEFICIOS DA AMORA PRETA, TENHO UM PÉ DESSA PLANTA EM CASA E FAZER USO CADA VEZ MAIS DELA, UM A~BRAÇO.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *