Pesquisa personalizada

 

Fruta – Jambo-vermelho

Nome da fruta: Jambo-vermelho

Nome científico: Syzygium malaccense (L.) Merr. & L.M. Perry

Família botânica: Myrtaceae

Categoria:

Origem: Índia

Características da planta: Árvore geralmente com até 15 m de altura, tronco muito ramificado, de casca cinzenta e copa cônica. Folhas de coloração verde-escura, brilhantes. Flores grandes, de coloração vermelho-purpúrea, muito aromáticas.

Fruto: Tipo drupa, oval ou piriforme, de coloração vermelho-escura. Polpa suculenta, de cor branca, de sabor adocicado, que envolve a semente de coloração marrom.

Frutificação: Verão e outono

Propagação: Semente

O jambo-vermelho é uma boa fonte de ferro, proteínas e outros minerais. Os frutos apresentam 28,2% de umidade, 0,7% de proteína, 19,7% de carboidratos, contendo entre eles vitaminas como A (beta caroteno), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), minerais como, ferro e fósforo. Em 100g de polpa, tem 50 calorias.

Os jambos são delícias vindas para o Brasil da longinqua Índia e de algumas ilhas da Malásia. E os jambeiros são sempre belíssimas árvores, de copa densa e bem-formada.

Embora não sejam originárias da América, os jambos aclimataram-se tão bem às condições do trópico americano que parecem nativos da terra. Nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil é raro um pomar sem pelo menos um jambeiro, qualquer que seja. E ninguém se pergunta se ela é do lugar ou se veio de longe: parece que sempre esteve ali.

Embora exista uma grande quantidade de frutas trazendo o mesmo nome – e, nesse caso, o nome é jambo – muitas vezes não se trata sequer de variedades da mesma fruta. Seu parentesco é talvez o mesmo que existe entre a jabuticaba, a goiaba e a pitanga, também da grande família das Mirtáceas como todos os demais jambos.

O mais conhecido dentre eles, o jambo-vermelho nasce em árvores grandes, de folhas também grandes, cuja copa tem uma forma piramidal ou cônica, muito bem definida.

Tapete de flores

As muitas flores, lindas e coloridas de púrpura e rosa choque, quando caem, formam sob os jambeiros um “tapete purpúreo de belo efeito”, de acordo com a descrição de Pio Corrêa. Algumas praças de povoados no litoral do sul da Bahia oferecem tal espetáculo que, de tão belo, sempre merece o registro de turistas que passam por ali. Aliás, nessas localidades o jambo é mais conhecido pelo nome de eugênia.

De grande valor ornamental, o jambeiro-vermelho oferece, ao mesmo tempo, beleza, boa sombra, além de frutos doces e perfumados aos felizardos que dela souberem aproveitar.

Os frutos, vermelhos por fora e alvos por dentro, têm um sabor doce, de fundo um pouco ácido, que lembra o das peras, sendo acrescido por um perfume forte da flor. Dizem que cheira a água de rosas. A casca é fina e a polpa, pouco suculenta e consistente, obriga a umas boas dentadas para quem quiser prová-las.

Com o fruto do jambeiro-vermelho faz-se um especial e delicioso doce em compota: os jambos descascados são partidos ao meio, os frutos são apenas aferventados e, depois, colocados para cozinhar em calda fina de açúcar fervente. O resultado, além de bom, é um doce de fruta lindo, cor de rosa, da cor do doce de pêssego.

Fonte: Livro Frutas Brasil Frutas

Fonte: Wikipédia


Artigos relacionados:


 


 

9 comentários

  1. Antoiniovital dos Reis 4 Jul

    Experimente, também, fazer a geléia de jambo vermelho. Lave, retire as sementes e as extremidades(não descasque), cozinhe com 1 parte de água, 1 de açúcar e 1 da fruta. Cozinhe bem, processe ou bata no liquidificador, peneire numa peneira fina e volte a ferver atédar o ponto de geléia. Se desejar, coloque anilina vermelha para tirar o tom arroxeado.

    PS. Pode publicar meu e-mail

  2. Maria Sueli 1 Feb

    Olá, gostei da informação sobre o fruto jambo vermelho, fiz suco e achei delicioso, nunca havia experimentado ou visto um fruto veremlho. Quero saber se posso congrlar a polpa p/ guardar? Grata.

  3. Arlete Ap.Sebrenski da Silva 7 Oct

    Posso congelar a polpa?
    desde já agradeço a atenção. Arlete

  4. lusmar 29 Dec

    plantei 1 pé de jambo. Quanto tempo terei fruto?

  5. Antonio Lazaro Pedreira Damasceno 30 Jan

    Gostaria de saber se o jambo tem algum beneficio medicinal

  6. Antonio Lazaro Pedreira Damasceno 30 Jan

    Gostaria de saber se o jambo tem algum valor medicinal

  7. maria das graças l. pereira 30 Jul

    gostaria de saber se posso plantar jambu em praças publicas no semi- arrido da BA obrigada um abraço, da amiga graça.

  1. ABC das Frutas #4 - Saúde à Mesa : Saúde à Mesa
  2. ABC das Frutas #4 | Saúde à Mesa

Deixe uma resposta

Design © 2006 por the undersigned | Patrocinador: Weber Poker Tables| Tradução por: BlogueIsso!